sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como Dar um Reset na DMA (Controladora de Discos) do Windows.

Um breve comentário sobre DMA.
Todo computador moderno possui internamente um sistema de transmissão de dados de alta velocidade chamado DMA (Direct Memory Access). Esse recurso é responsável por disponibilizar a componentes de hardware a comunicação direta a memória dispensando o uso do processador, agilizando consideravelmente a velocidade de comunicação entre o dispositivo e a memória. A DMA é muito conhecida por dar mais velocidade de transferência de dados no caso dos discos rígidos, e é sobre eles que irei falar agora.

Por padrão, assim que você termina de instalar o windows, ele faz uma verificação dos dispositivos que utilizam essa tecnologia e detecta a maior velocidade de comunicação que eles suportam e a define no sistema.

O Problema.
As vezes, pelo fato de estarem numa velocidade altíssima ou por algum problema no sistema ou de hardware, ocorrem erros na leitura dos dados no Disco Rigido. O Windows na tentativa de corrigir os erros, faz com que o HD (Disco Rígido) transmita os dados mais devagar para que ele possa "escutar" melhor o que o HD esta "dizendo". Aí é que está o problema! Depois que Windows diminui a velocidade de leitura do HD, ele não volta mais ao padrão ideal. Ele continua com a velocidade na qual ele conseguiu ler os dados pela última vez e não permite que você altere o padrão no gerenciador de dispositivos, fazendo assim que o dispositivo fique muito lento, mesmo que você ja tenha resolvido o problema que estava ocasionando o erro de leitura. No caso do HD, quando ele fica muito lento todo o sistema sofre. O Windows inteiro fica lento.

A solução.
Pesquisando na internet encontrei vários métodos para tornar a DMA do windows novamente configurável. Mas na minha opinião esta é o melhor método (por ser prático e simples). Segue abaixo os passos:

-> Primeiro baixe esse script VBA na sua área de trabalho. winhlp.com/tools/resetdma.vbs (Esse script é da autoria de Hans-Georg Michna)
-> Após baixá-lo, execute-o. Clique em "SIM". ( Se o programa achar algum canal SATA ou IDE irá resetar o canal)
-> Reinicie o sistema e verifique se o problema foi resolvido verificando no gerenciador de dispositivos se os discos estão corretamente configurados.
-> Se ainda estiverem em modo PIO mude manualmente para DMA e reinicie o pc.

Se eu encontrar outra solução engenhosa e mais fácil postarei aqui. ABRAÇOS!

2 comentários:

  1. como faço isso ? ,salvo no bloco de notas e deixo no desktop ? ..pq dessa maneira nao da nenhum resultado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você salva o arquivo com a extensão VBS em qualquer pasta, assim como está. Apenas execute-o. Ele é em script VB que irá restartar a DMA. Se não houver alteração é por que o hardware já está na opção adequada não havendo necessidade de alteração. Talvez a lentidão seja o resultado de defeito no HD ou na placa mãe.

      Excluir